quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Seguir Jesus: será que vale a pena?

Uma grande multidão seguia Jesus e então eele se voltou para ela e disse: vocês precisam considerar cuidadosamente se vale a pena me seguir (Lucas 14:25). Daí Jesus explica que aqueles que querem segui-lo precisam pagar um preço, e que no balanço geral esse preço não era pouca coisa.
O que Jesus pede a toda a multidão é para negar a si mesmo, tomar a sua cruz e caminhar (Lucas 14:27). Negar a si mesmo significa abrir mão do seu próprio eu, não fazer a sua vontade, não realizar os seus planos, mas fazer a vontade de Jesus, realizar os planos Dele em você.
Imaginem vocês quem começaria uma construção de uma torre sem primeiro fazer os cálculos e depois verificar se tem dinheiro suficiente para completá-la. O dinheiro poderia dar para construir apenas os alicerces e não completaria a obra. Muitos que vissem esse projeto zombariam de seu administrador pelo seu insucesso.
Imaginem um rei que algum dia pensou em ir à guerra sem primeiro sentar-se com os seus conselheiros e discutir se seu exército de 10.000 homens é capaz de derrotar os 20.000 homens que vem marchando contra ele. Se acharem que não, provavelmente vão enviar um embaixador para negociar a paz.
Você também precisa avaliar as condições de seguir a Jesus, pois Ele mesmo afirma que ninguém pode ser seu discípulo se não quiser abrir mão de tudo que possui. Senão pode servir de zombaria, ou pode ser pego desprevenido.
Da multidão que acompanhava Jesus, poucos o seguiam. Existe uma grande diferença entre acompanhar e seguir alguém.  Enquanto acompanhar significa ser complemento ou acessório de algo, seguir significa agir do mesmo modo, tomar como modelo. Da multidão de evangélicos que cresce vertinosamente no Brasil, muitos apenas acompanham e poucos seguem a Cristo realmente.
Se você está numa igreja ou comunidade evangélica há mais de 5 anos, faça um esforço de memória e tente lembrar quantos que já saíram do caminho, ou deixaram de acompanhar os cultos, provavelmente essas pessoas desistiram de negar a si mesmos, ou não quiseram mais pagar o preço. E, infelizmente, muitos que estão com você hoje daqui ha outros 5 anos também não estarão do seu lado.
O caminho que eles seguiam era bom, assim como o sal, mas se eles errarem o caminho e perderem o sabor? Sal sem sabor não presta para nada, nem para adubo (Lucas 14: 35).
Faça você também o seu balanço, pois as opções para errar o alvo são muitas, mas a mira do acerto é uma só. Portanto, não é fácil acertar.
Elieser Ribeiro




0 comentários:

Postar um comentário