segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Entre a fé e a razão



Abraão ainda velho recebeu uma promessa do próprio Deus, a promessa era de que Abraão teria um filho... 25 anos se passaram e a promessa que Deus se cumpriu, e do ventre de Sara esposa de Abraão, nasce um menino, cujo nome foi dado Isaque, que significa o que sorriu...
 
Os anos se passam e um belo dia Deus decide provar a Abraão, e pede a ele o seu filho, o seu único filho, Isaque, a quem Abraão tanto ama, a quem o próprio Deus havia prometido.Deus pede para que Abraão fosse à terra de Moriá e ali oferece-se em sacrifício o seu filho. Imagino que no coração de Abraão surja um medo, uma dúvida, uma tristeza imensurável por que Isaque era seu único, o seu maior tesouro, mas ele obedeceu a Deus.

Então se levantou Abraão de madrugada preparou o seu jumento, Isaque e mais dois servos, cortou a lenha para o sacrifício e foram para o lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia Abraão olhando avistou o lugar que Deus havia dito de longe e ordenou para que os seus servos esperassem ali com o jumento enquanto ele e Isaque subiam ao monte, e foram em direção ao local, levando em suas mãos o fogo e o cutelo. Quando de repente Isaque pergunta a Abraão seu pai: Papai! Eis o fogo, a lenha, mas e o cordeiro onde está?
Vejo Abraão com uma dor que se rasga o peito respondendo: Deus proverá meu filho, Deus proverá. E quando Isaque escuta essas palavras de seu pai, imagino o medo brotando em seu coração ao entender o que estava para acontecer.
Chegando ao lugar que Deus havia dito, ali prepararam o altar, a lenha, amarrou Isaque seu filho e o deitou no altar em cima da lenha, e estendendo a mão com o cutelo para imolar seu filho, quando do céu bradou o anjo do Senhor dizendo: Abraão! Não estendas a mão sobre o seu filho, e nada lhes faças! Pois agora sei que temes a Deus, porquanto não negaste nem mesmo o teu único filho.

E neste exato momento Deus faz um juramento a Abraão.

Gênesis 22.16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,


22.17   que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,

22.18   nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.


Durante a nossa vida, muitas vezes Deus nos colocará em situações, entre a cruz e a espada, entre a fé e a razão. Onde temos a opção de dizer sim ou não, onde a razão te diz não, porém a fé quer um sim.
Todos nós sabemos que o tesouro dos pais são seus filhos, Abraão teve a opção, mas mesmo assim ele disse SIM, ele poderia ter dito, Deus! Porque Isaque? Pede a mim mesmo, e a mim mesmo te entrego em sacrifício, mas Isaque, por quê? É apenas um menino, ele nada viveu ainda meu Deus! Pede a mim..

Mas mesmo com o coração sangrando, mesmo em meio à dor profunda, de saber que além de oferecer o seu único filho em sacrifício, seria ele quem iria sacrificá-lo, e mesmo e apesar de tudo isto. Ele disse sim para Deus, e Ele jurou por si próprio que deveras iria abençoá-lo.

Às vezes são decisões que precisam ser tomadas, ações que precisam ser feitas, coisas que precisam ser deixadas, às vezes envolve os nossos sonhos mais profundos, envolve aquilo que nos é mais precioso, envolve o nosso Isaque, o nosso futuro.
Você precisa se decidir, pode ficar como está e dizer não.Ou então você pode ser corajoso, não olhar para a situação, não dar ouvidos para o que o dizem, e não importa como esteja o seu coração, dizer o SIM! O sim que Deus tanto espera que você diga.

Saiba, sempre que você se deparar entre algo, uma decisão que precisa ser tomada, onde a razão te diz não,  seja como Abraão... escute a voz da fé.

Kauan A. S. Nagao


0 comentários:

Postar um comentário