segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fofoca!

“… Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas” Pv. 8:13
Hoje quero falar sobre um assunto que vem incomodando não só a mim, mais creio que muitas pessoas ao meu redor também. Quero falar sobre FOFOCA!
Segundo o dicionário, fofoca é o ato de mexericar, fazer boatos, espalhar comentários.
É muito bom estar entre amigos, passar o tempo em uma rodinha, com pessoas que nos ajudam a nos sentirmos bem, fazer novas amizades, falar de Jesus, falar da nossa vida, nossos sentimentos, nossas magoas á alguém que confiamos. Mas… Observando a situação, quantas vezes em uma conversa até mesmo inofensiva, nos deixamos levar ao julgamento de outras pessoas, a fazer boatos, ao famoso ‘ ouvi dizer que fulano fez isso, isso e aquilo’?
A bíblia é clara em dizer “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo.” (Lev. 19:16), e ainda nos salmos 101:5 diz “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas…”Deus não se orgulha de pessoas fofoqueiras ou tagarelas (como preferir) pois estas, são entregues aos seus pensamentos muitas vezes corrompidos. Ele associa pessoas difamadoras com aquelas que não merecem nossa confiança, e nem mesmo nosso respeito e admiração.
Bom até agora me referi àquelas fofocas verdadeiras, que uma pessoa conta pra outra, essa conta pra outra… e assim vai, quando vê já foi longe. Porém, fofoca não precisa ser obrigatoriamente verdadeira. Muitas pessoas pensam “o assunto é verdadeiro, por isso posso contá-lo a todos”, o que já é errado. Todavia, existem aquelas pessoas que não se contentam em só contar o que lhe foi confiado, como acrescentam algo a mais, e claro, sempre existem aqueles casos em que as pessoas inventam mesmo algo sobre alguém, sem nenhum motivo.
Certa vez, li a seguinte frase: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.
Se sabemos que o que estamos levando adiante, não contribui para a solução do problema da pessoa, até piora muitas vezes, e que se somos cristãos, devemos pensar no bem estar de todos, porque então metemos nosso dedo, em questões que não nos diz respeito?
Por favor, não venha com papinho do tipo ‘ só quis ajudar’, ‘ não pensei que acabaria assim’, ‘não quis prejudicar ninguém’. Você quer ajudar? Ótimo! Ajude ficando quieto, sem fofocar. Ajude ORANDO!
Cada palavra que sai de nossa boca é alvo de uma decisão. Ou decidimos glorificar a Deus com nossas palavras, ou então a entristecê-lo, indo contra sua palavra; “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação.” (Ef. 4:29).
Fofoca e difamação são instrumentos de Satanás. Ele sabe que se conseguir dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entre ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalhá-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa!
Que tal levarmos a sério a ordem de Deus para controlarmos nossa língua?
Deus abençoe.
Fernanda.

0 comentários:

Postar um comentário