quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Síndrome da TV

Já sofri, entendo perfeitamente quando dizem: Só consigo dormir assistindo TV. Sei como é difícil, e pode-se aplicar a outros aparelhos luminosos e barulhentos que nos conduzem ao sono. Um dia, assistindo a uma reportagem sobre como dormir com a TV ligada pode prejudicar o sono, comecei a me mover pra deixar esse hábito, e assim descobri o real motivo de estar dependente de algo tão prejudicial.
O silêncio antes do sono é reflexivo, a muitas pessoas que cometem erros terríveis a pergunta frequente é sobre o sono. Como dormir em paz e tranquilo se tudo que vem antes disso é o peso das decisões erradas, a consciência gritando no ouvido. Medo, ansiedade, preocupação. Sem algo que se mova, que tenha ruído, mesmo que não seja entendido, mas que afaste a realidade de estar ali, sozinho diante de você mesmo e de Deus. A falta do sono, ou a dependência de televisão, músicas, computador ou remédios pra induzi-lo é um motivo pra repensar o seu conceito de paz interior.
Deus nos prometeu um fardo leve, uma paz que nunca conseguiríamos explicar, e em nenhum momento a falta dela. Não nos prometeu que a vida seria totalmente livre de tentações e tribulações, mas ressaltou que aconteceriam e que ainda assim a Graça e a Paz seriam suficientes. Diante disso, como ficar livre da Síndrome da TV? Identificando alguns motivos, quero deixar claro que é fácil, e que as receitas, Deus já deixou.
Se o que tira o sono é a ansiedade, Paulo já alertava pra que não tivéssemos esse sentimento. Mas entregássemos todas elas a Deus. E na carta aos Filipenses, no capítulo 4 as instruções são claras. Bem como os resultados muito eficazes.
O medo pode ser um dos piores e mais frequentes motivos pra que o nosso sono seja corrompido. Sentimento natural em todos os seres humanos, assombra, apavora, o medo afasta muito a paz, manda pra longe a certeza de que Deus está cuidando de você. O que é impresso de capa a capa na Bíblia, o Senhor sempre cuidou e ainda cuida de todos os seus filhos, e se algum mal acontece a eles, ainda assim se pode ver o imenso cuidado, a proteção e um propósito maior. É normal ter medo, mas leve os seus medos até Deus, e saiba que Ele te guardará debaixo da maior proteção existente.
Pecados, nada pior do que um peso de culpa sobre você antes de pegar no sono. Ele começa a sufocar, os pensamentos sobre as consequências futuras, as lembranças dos sofrimentos passados, e todo o pacote de sofrimento mortal, leva cada dia mais pessoas a Síndrome da TV. É então que precisamos lembrar-nos do sacrifício que foi feito pra que fossem apagadas essas manchas, o som da punição não nos atormenta mais. E enquanto não pedirmos perdão, sabermos que fomos perdoados, estaremos longe de nos livrar dessa culpa. Pecar é iminente ao ser humano, nascemos inclinados a esse mal, e ele nos mata por dentro, mata nosso sono e o caminho pra chegar a esse sono. Sinta o perdão de Deus pelo sangue de Cristo, perceba que o peso já foi retirado. Durma sem culpa.
Existem outros motivos, existem outras soluções. Mas acho que o caminho é oração. Troque a TV por minutos de joelhos no chão, por algumas horas de entrega, de confiança, de falar com Deus e de ouvir o que Ele tem pra te dizer. Medite nas Palavras que foram inspiradas, nas promessas deixadas. Faça que o silêncio que antes era perturbador, seja o momento de se colocar diante do Senhor para ser limpo. Eu tenho garantia de noites de sono melhores, eu vivi a cura pra essa Síndrome. Te convido a viver também.
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança." Salmos 4:8
DÉBORA ALVES

0 comentários:

Postar um comentário