quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Surpreenda o coração de Deus

"Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala." Hebreus11.4


As igrejas nos ensinam a crer em Deus e nós cremos, as igrejas nos ensinam a ler a bíblia, e nós lemos, as igrejas nos ensinam a ser fiéis a Deus com nossos dízimos, e nós somos...
Mas será que as igrejas tem nos ensinado a arte de surpreender a Deus? A forma de realmente tocar o coração de Deus?

Quando eu leio esse texto, eu vejo Abel descobrindo a forma de como comover o coração de Deus, e acabo voltando ao inicio da história de tudo.Eu fico imaginando Adão, pai de Abel e Caim. 



Como todo bom pai, todas as noites costumava contar historias a seus filhos antes que eles adormecessem, e numa dessas histórias Adão diz:
 -Filhos era tão maravilhoso no Éden, os frutos que hoje precisamos trabalhar pra conseguir havia em abundancia e livre, sabe o peixe que comemos a noite no jantar? Foi eu quem deu o nome a ele, sabe aquelas aves? É, eu também ajudei Deus a escolher o nome pra cada uma delas, e todas as tardes Deus vinha para conversar comigo... 
Mas como toda criança curiosa como é, Abel interrompe seu pai com uma pergunta: 
-Mas papai, lá era tão bom de morar, por que então nós não voltamos para lá? 
E Adão com tristeza responde: 
-Por que eu pequei meu filho, pequei contra Deus.
O tempo passa e Caim e Abel já não são mais crianças, mas jovens, Caim se tornou agricultor, cultivando todo fruto da terra e Abel se tornou um pastor de ovelhas. Num certo dia, Abel tem uma idéia, e conta a seu irmão, a idéia de sacrificar algo a Deus. Então Abel pega o seu melhor cordeiro, sobe ao monte, mata-o e ateia fogo nele, porém, ao invés dele fazer isso com a intenção de levar a carne assada para casa, ele abre os braços, olha para os céus e grita:
- Deus, é pra você! Este sacrifício é pra você Senhor. 
Então os céus se abrem, Deus pede aos anjos que o parem de adorar e olhando para um moço na terra, Deus pergunta a um dos anjos:
-O que está acontecendo lá embaixo? 
E o anjo diz: 
-Senhor, este moço está sacrificando algo pra você! 
E Deus pergunta: 
-O que!? Como assim!?
 E o anjo diz novamente: 
-Ele está sacrificando algo pra você!

Então surge no coração de Deus um sentimento diferente, por que até então ninguém, exatamente ninguém, tinha feito algo por Deus, quanto menos um sacrifício, e Deus se vê constrangido pela atitude de Abel, por ter feito algo tão lindo.


Deveria ser normal que qualquer pessoa que se diz cristã, no mínimo viva uma vida caminhando em retidão e justiça, Abel era assim, pois se não fosse, Deus não olharia para o que fez, a bíblia diz que Abel não obteve testemunho de ser justo pela sua vida, mas por ter oferecido um sacrifício mais excelente que Caim.

Porque o sacrifício de Abel foi de certa forma melhor? Porque Abel deu a Deus algo sem que ele pedisse, e não ofereceu um sacrifício sem vida, digo, sem uma alma, mas ofereceu um ser vivente, essa atitude mexeu tanto com o coração de Deus, que tempos depois, o próprio Deus se usou dessa idéia, dando o seu próprio filho como sacrifício por nós, para que pudéssemos estar aqui agora, tanto que o próprio Jesus foi chamado cordeiro de Deus. 


E o texto sagrado nos fala sobre algo inédito, é possível que um morto fale? Mas o texto diz, que por meio da aprovação que Abel teve perante Deus, também mesmo depois de morto, ainda falaria, isto é, o sacrifício que Abel ofereceu a Deus, faz com que ele, mesmo depois de morto, continue falando através do seu sacrifício. Alguns dizem que o primeiro milagre de Jesus foi a transformação da água em vinho, porém a primeira manifestação do milagre de Deus em um homem foi esta.

Qual tem sido o seu sacrifício por Deus? Talvez você se ache com uma vida correta, talvez você atue como alguém importante na sua igreja, talvez você pense: Sacrifício? Pra que? 

Deus não pede sacrifício, pede obediência. E sua vida para aí, por que afinal, ser justo perante Deus, orar, ler a bíblia e dizimar já basta! 


Quando eu falo em sacrifício, não falo em você pegar um boi e atear fogo, eu falo, surpreenda a Deus, faça algo por Deus que lhe custe, talvez seu sacrifício seja uma atitude a ser mudada, seja algo que precisa ser deixado para trás, você sabe o que é que seria um sacrifício pra você, faça, foi isso que Abel fez, ele não apenas foi obediente, mas como também fez algo que lhe custasse, sem mesmo que Deus lhe pedisse e foi essa atitude que mexeu com o coração de Deus.

Imagine você como criança, você ama ir ao parque de diversões, mas nunca pode ir, por que seu pai está sempre ocupado trabalhando aos fins de semana, então você pede: 

-Papai!!! papai!!! vamos ao parque este fim de semana? 
E seu pai lhe responde: -Filho, não posso, preciso trabalhar.
Então chega o fim de semana, e seu pai lhe surpreende dizendo: Filho, eu vou fazer este sacrifício por você, não vou trabalhar hoje, vamos ao parque! 
Sem duvidas você ficaria muito feliz, afinal, seu pai deixou de fazer algo por ele, pra fazer por você! E como você se sentiria, caso seu pai deixasse de trabalhar todos os dias, simplesmente pra te agradar indo ao parque com você todos os dias? Afinal o que você mais gosta é se divertir e ainda sem você ter nem sequer pedido? Agora eu te pergunto, quanto mais Deus ficará feliz quando você tomar uma atitude e fizer algo para Ele, sem mesmo que ele te peça!
Deus não pede sacrifício, ele pede obediência. Porém faça por Deus, mesmo que Ele não peça.


Surpreenda o coração de Deus.



Kauan A.S. Nagao

0 comentários:

Postar um comentário