quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Restaurando a vida!

“...os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas...”. Neemias 1.3


Em Jerusalém as pessoas estavam com dificuldade. Os muros da cidade estavam no chão e sem os portões...

Podemos dizer que Jerusalém é o retrato da vida de muitas pessoas,existem vidas que se ajustam perfeitamente a esta descrição,olham para a própria vida e percebem que existem lugares aonde os muros vieram ao chão, ou seja estão vulneráveis.
Não tem mais nenhuma capacidade de resistência aos ataques destrutivos que são lançados conta a alma. O inimigo conseguiu destruir as defesas. Abrindo assim brechas, diante da qual está impotente para cobri-las.

Quem sabe você se tornou vítima de hábitos pecaminosos os quais, embora pareçam administráveis, romperam totalmente com a sua capacidade de decisão pelo que é correto e descente. Você entrou em práticas que a Bíblia diz que estão erradas, e você sabe que são erradas, mas você não sabe como parar. Os muros de sua moralidade foram derrubados e as portas queimadas.
Ou quem sabe a sua vulnerabilidade se dá no campo da emoção. Talvez você foi abusado quando criança, ou envergonhado diante das pessoas que amava, ou traído por alguém que você depositou toda confiança... as cicatrizes destas experiências dolorosas geraram em você uma tatuagem emocional do muro caído, alguém sem defesa.
De modo que quando olha para os muros e as portas de sua vida percebe que de um modo ou de outro enfrenta essa crise da vulnerabilidade. 

Porém, como lidar com isso? Como é que se deixa de ser cativo dessas situações que roubam a alegria, a esperança de uma existência de vitória?
Essa é uma questão que muitos enfrentam. Mas também é por isso que a Palavra de Deus existe, homens e mulheres do passado enfrentaram as mesmas dificuldades, e pela ação do Espírito Santo deixaram registrados como reconstruir a nossa vida quando essa está quebrada.
O Livro de Neemias nos ensina como recuperar a vida quebrada. Observe, pratique e Deus trará a restauração:

1. Conhecer os problemas (Descobrir a origem – Ne 1.3; Encarar a realidade – Ne 1.4; Lembrar aonde caiu - Ne 1.5).
2. Não ter medo de lutar (Seguir uma estratégia – Ne 2.6; Não desistir – 2.10; Não ouvir conselhos errados – Ne 2.18-19; Não se impressionar com os opositores – Ne 4.1-3).

3. Esperar no Senhor (Enquanto encara a realidade – Ne 4.4-5; Enquanto segue uma estratégia – Ne 4.6; Enquanto ora e recebe oração – Ne 4.9).

4. Praticar a Fé (Tapando as brechas – Ne 4.13; Não ter medo – Ne 4.14; Repreendendo o Inimigo - Ne 4.15; Vigiando - Ne 4.16; Tendo comunhão com os irmãos – Ne 4.19; Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar – Ne 4.22; Permanecendo na Palavra – Ne 4.23).

5. Continuar no alvo (Não descansar nunca – Ne 6.1-4; Celebrando ao Senhor - Ne 8.5-7).

Na certeza que o Senhor te fortalece e restaura,
Rev. Eliézer Pessoa Wendling - Pastor da Igreja Metodista em Barão de Cocais
Grande Abraço
Deus Abençoe

0 comentários:

Postar um comentário