terça-feira, 19 de julho de 2011

Caminho e coração,tenham muita atenção!


“À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi” (I Reis 11:4)

Vocês já devem ter escutado que é fácil começar alguma coisa; o difícil é terminá-la, e terminá-la bem! Salomão é o exemplo vivo disso. Começou o seu ministério, como Rei de Israel, muito bem. Porém, terminou-o mal. Mal e consciente!
Para mim, tanto o livro de Eclesiastes como o de Provérbios expressam a consciência de Salomão sobre a sua própria vida, e esta, boa parte jogada fora; principalmente por não ter andado nos caminhos de Deus – em obediência ao seu pai Davi.
É como se você chegasse ao fim da vida e olhando para trás, fizesse uma reflexão… E, então, percebesse que durante muito tempo de sua vida, ela não valeu nada! Foi como correr atrás do vento! E que esse pedaço de sua vida, sem sentido, foi por causa da falta de temor a Deus, que tanto o seu pai (ou o seu pastor) havia lhe dito para que não se desviasse.
Não é a toa que em Provérbios Salomão fala muito sobre obedecer ao ensino do pai, pois ele tinha consciência que o momento no qual a sua vida não teve sentido, foi exatamente o momento em que ele desobedeceu às orientações do seu pai Davi. Assim, como não é à toa, ele deixar bem claro, que o mais importante na vida étemer a Deus e obedecer aos seus mandamentos… Pois senão, pode vir dias em que você dirá: “Não tenho satisfação neles” (Eclesiastes 12: 13-14 e 11).
Mas, o que eu quero destacar é que foi no caminho da vida que Salomão perdeu o controle dela. Começou a vida temendo ao Senhor, mas durante o caminho, o seu coração (que na cultura hebraica é o centro de toda a razão, emoção, sentimento… Aquele que conduz a todas as decisões) se perdeu! Não é a toa que ele escreveu para tomarmos muito cuidado com o nosso coração (Provérbios 4:23), pois toda a nossa vida depende dele.
Um dia, pela fé, entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus; optamos andar por esse caminho. Porém, se não cuidarmos do nosso coração, poderemos nos desviar (sutilmente), e assim como Salomão, vivermos dias os quais não teremos satisfação neles, pois correr atrás do vento não dá significado nenhum a vida!
Ter fé não significa apenas acreditar que Deus possa fazer grandes coisas… Ter fé é perseverar, permanecer até a morte com o coração totalmente dedicado ao Senhor, mesmo estando no caminho da vida, e este, cheio de armadilhas e desvios.
Esse é o desafio do cristão! Andar no caminho da vida sem perder o coração totalmente dedicado ao Senhor!
Eu não conheço o caminho da sua vida, não sei o que pode ou até mesmo tem desviado o seu coração do Senhor, mas te encorajo, no dia de hoje, a descobrir e vencê-lo. Salomão falhou. Mas, Deus por meio dele, deixou-nos o alerta para que não falhássemos!
Caminho e Coração! Tenham muita Atenção!

Pr. Matheus Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário