terça-feira, 1 de maio de 2012

UMA QUESTÃO DE PAZ

“Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz…” (Isaías 55:12)
Deus não somente fala conosco através de Sua palavra, e Ele não fala conosco somente através de pessoas e circunstâncias, mas Deus também fala conosco através de Sua paz. Colossenses 3:15 diz“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” Uma outra maneira de se traduzir o versículo seria: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, estabelecida de maneira definitiva em todas as questões que possam surgir.”
A paz de Deus pode agir como um juiz em sua vida. Ele pode estabelecer qual atitude você deve ter. É assim que funciona: talvez você pense que alguma coisa seja a vontade de Deus. Ocasionalmente, as coisas têm se saído bem. Você prossegue, mas então você se sente totalmente sem paz. Alguma coisa dentro de você diz: “Não faça isso.”
O Antigo Testamento conta a história de um grupo de pessoas inteligentes conhecidas como Gibeonitas, que viviam em Canaã. Deus instruiu Josué a não fazer nenhum acordo com o povo daquela terra. Então os Gibeonitas vestiram roupas e sapatos velhos e se fizeram passar por pessoas vindas de um país distante. Eles disseram a Josué que vieram para entrar em um acordo com ele. E Josué, inconscientemente, entrou em acordo com seus inimigos, pois falhou ao não consultar o Senhor.
As coisas podem parecer bem externamente. Tudo pode parecer bem. Tenha cuidado. Aprenda a escutar àquela, ainda pequena, voz. Aprenda a prestar atenção àquela paz (ou à falta dela) porque ela é aquela por cujos caminhos Deus o irá conduzir. Quando você estiver na vontade de Deus, você terá a Sua paz.
Portal Devocionais Diários

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SOBERANO, DE FATO!

Deus é SOBERANO. Você considera isso verdade? Vou considerar que você, como eu< concorda com tal acertiva.
Então, faço outra pergunta – O que significa para você a soberania de Deus?
A soberania de Deus me livra da ansiedade. Ela não elimina minhas perguntas. Ela dissipa minha ansiedade. Quando descanso nela, fico livre das preocupações.
Segundo, a soberania de Deus me liberta das explicações. Não preciso ter respostas para todas as perguntas. Fico tranquilo em dizer para algumas pessoas em tempos difíceis: “sabe, eu não sei. Não sou capaz de revelar o plano de Deus nesta situação”.
Terceiro, a soberania de Deus me afasta do orgulho. Assim como qualquer outro ser humano, tenho muitas e muitas dificuldades. Tenho muitos pecados – pecados recorrentes – que me afligem. Pecados com os quais luto e confesso diante de Deus. Mas preciso lhe dizer que por causa da minha firme confiança na soberania de Deus, o orgulho não é uma questão importante para mim. Nunca penso em ser orgulhoso. A soberania venceu a batalha de uma vez por todas! Em vez disso, sou grato por Deus ter me dado o fôlego da vida e a capacidade de pensar, de ministrar e de servir.
Charles Swindoll, em “O MISTÉRIO DA VONTADE DE DEUS”

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ARMA INVENCÍVEL

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Filipenses 2:5)
Pedro testemunhou Cristo sendo traído e preso no jardim do Getsêmani. Ele simplesmente não tinha estômago para testemunhar tal evento. Frustrado e em desespero, Pedro usou sua espada em defesa de seu Senhor, cortando fora a orelha de um dos homens que prendiam Jesus (veja João 18:10). Mas, na verdade, Jesus não desejava essa atitude de Pedro. A espada não era a resposta para a salvação.
Pobre Pedro. Ele estava sempre fazendo a coisa errada na hora errada. Ele dormia quando deveria orar. Ele falava quando deveria ouvir. Ele sentia orgulho quando deveria temer. Agora ele estava lutando quando deveria se render. A filosofia de Pedro estava de cabeça para baixo.
O problema de Pedro era que ele não percebia que lutava contra o inimigo errado. Nossos inimigos não são feitos de carne e osso. Eles são principados e potestades, e não podem ser derrotados por nossas atitudes comuns. Nós muito frequentemente, como Pedro, esquecemos que nossa batalha é espiritual, e que requer armamento espiritualNós negligenciamos a arma mais poderosa em nosso arsenal – a oração. Nós somos muito rápidos para protestar, mas não para orar. Nós somos muito rápidos para reclamar, mas não para pregar a palavra. Somos muito rápidos para agir, mas não para orar.
A realidade é que todos nós, eventualmente, ficamos frente a frente com Getsêmanis na vida. Para Jesus, o Getsêmani foi um tempo de sofrimento e dificuldade, o tempo que Ele escolheu para render-se à vontade do Pai. Talvez você tenha tido experiências na vida que não compreendeu. Você não sabe o que está à frente, mas você deve confiar seu desconhecido futuro às conhecidas mãos de Deus. Elas não falham em fazer o melhor por aqueles que colocam a oração diante das angústias, preocupações, temores e dúvidas.
DEVOCIONAIS DIÁRIOS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

NO ÚLTIMO SEGUNDO DO SEGUNDO TEMPO…


Isto nunca falha, não é? As coisas não são como parecem. Quando você pensa que não podem ficar piores, elas ficam.
Mas, para os que se sustentam em Deus, também é verdade que, quando tudo parece perdido, as coisas mudam. Gosto das duas primeiras palavras de Ester 6.1: “Naquela noite”. As coisas são assim com Deus. Na última hora, Ele interfere e faz o inesperado. Quando ninguém parece notar e se importar, Ele nota e se importa. “Naquela noite”.
Um princípio teológico magnífico sublinhado repetidamente nas Escrituras é este: Quando Deus parece ausente, Ele está presente. Mesmo quando você pensa que perdeu tudo, Deus usa o fato como uma oportunidade para despertá-lo para a compreensão de que ele se encontra no controle, assim como para levá-lo a ajoelhar-se.
“Deus não é injusto; Ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por Ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” Hebreus 6.10
Admiro estas palavras: “Deus não é injusto” e “não se esquecerá”. Quando mais ninguém nota, pode ficar certo, Deus observa. Quando ninguém mais lembra, Deus se lembra para que o fato não seja esquecido.

Você sente que Deus tem estado ausente em sua vida, de alguma forma distante? Quero lembrá-lo disto: Ele pode ter parecido ausente para você, mas tem estado presente o tempo todo. Além disso, Ele conhece o seu coração. Sabe a verdadeira condição da sua alma. Sabe de tudo. Mas Ele ouviu o seu clamor e não vai rejeitá-lo.
Charles Swindoll, em “ESTER – HERÓIS DA FÉ”

OBSTÁCULOS


“Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” Mateus 2:13
Quando Deus falar claramente para você e você obedecer a vontade Dele, pode esperar que você enfrentará oposição. Ataques espirituais nem sempre são sinal de que você está fora da vontade de Deus; eles podem indicar que você está exatamente no centro da vontade dEle.
O marido de Maria, José, era um homem justo que temia a Deus, mas mesmo assim sua obediência a Deus o forçou a fugir para se manter vivo num país estrangeiro. A dificuldade de José veio, não por causa de pecado dele, mas por causa de sua obediência. Apesar de Maria e José terem sido forçados a se mudar para outro país, eles permaneceram no centro da vontade de Deus.
Jesus avisou aos Seus discípulos que esperassem perseguições à medida em que obedecessem ao Pai. Ele lhes lembrou de que não passariam por dificuldades sozinhos, porque o próprio Jesus também havia enfrentado a hostilidade do mundo e tinha sido vitorioso (João 16:33)
Não fique desencorajado quando sofrer oposição. Pode ser que a oposição seja uma indicação de que você está obedecendo a Deus. Examine seu coração. Se você tiver feito o que você sabe que Ele lhe mandou fazer, confie Nele para lhe ajudar a atravessar o antagonismo que vem daqueles que não estão andando com Ele.
Quando encontraram perseguição, os discípulos não pediram a Deus que removesse seus oponentes, mas que lhes desse ousadia enquanto enfrentavam oposição (Atos 4:24-31). Pode ser que a vontade de Deus para você inclua dificuldades, assim como foi para Seu Filho (João 15:20), mas Ele lhe ama e não permitirá que você enfrente mais do que você aguenta.
Portal Iluminalma

sexta-feira, 6 de abril de 2012

DESAFIADOS A CONFIAR

“Crê no Senhor Jesus (entregue-se a Ele,deixando de cuidar de si mesmo e confiando-se a Ele) e serás salvo…” At 16. 31
Deus quer cuidar de você e Ele pode fazê-lo de forma muito melhor se você evitar um problema chamado auto-suficiência ou independência, que significa cuidar sozinho de si mesmo. O desejo de cuidar de si mesmo é baseado no medo. Você teme o que pode acontecer se confiar totalmente a Deus e Ele não cuidar devidamente de sua vida.
A raiz do problema da independência é você confiar em si mesmo mais do que confia em Deus. As pessoas gostam muito de ter um plano reserva: você até pede a Deus que se envolva em sua vida, mas, se Ele não responder imediatamente como você gostaria, você reassume o controle. Mas Deus tem um plano para você, e o plano Dele é muito melhor do que o seu. Assim, entregue-Lhe sua vida REALMENTE, entregue seus sonhos, planos, problemas e dificuldades a Ele e veja o que acontece. Garanto que você não ficará desapontado.
Joyce Meyer, em ”EU DESAFIO VOCÊ”

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VOCÊ É IMPORTANTE!


A metáfora da ovelha e do pastor é recorrente na Bíblia. A cena nos é familiar: Quando as ovelhas estão pastando, às vezes elas cortam o focinho contra alguma pedra aguda escondida na relva. Além disso, pode haver espinheiros, e elas sofrerem arranhões e ferimentos. Outras vezes, a subida é íngreme, e o sol muito quente, inclemente mesmo. No fim do dia, o rebanho está muito cansado, sem forças.
Ao chegarem ao aprisco, o pastor se põe à entrada e examina cada ovelha que passa. Se há alguma com  algum ferimento, ele lhe aplica um óleo balsâmico que ajuda a cicatrizá-lo, e evita a infecção. A ovelha fica boa logo.
Outra peça dos apetrechos do pastor é um vaso de barro que está cheio de água, é um tipo de jarro que conserva a água sempre fresca, pelo processo da evaporação. À medida que cada ovelha se aproxima, ele mergulha na água uma grande caneca, e a estende para o animal cheia até a beirada. A ovelha sedenta e cansada sorve com prazer o líquido restaurador.
Nosso coração sofre tristezas e mágoas. A consciência às vezes nos dói, como um dente infeccionado. Somos feridos com frequência. A vida não é fácil (alguém disse que seria?). O mundo pode nos parecer rude e cruel. Outras vezes ficamos cansados e desanimados. A vida se torna um peso insuportável.
Aqui também vemos o terno Pastor que compreende o sofrimento de seus filhos e está sempre pronto e capaz para nos socorrer nestes transes. Ele não fica aborrecido com nosso cansaço, nem nos acusa porque cansamos. Ele não fica estressado com nossos ferimentos. Ele nos acode, nos socorre e nos acolhe.
Notemos que Davi disse: “Unges-me a cabeça com óleo;  meu cálice transborda.”Ele não disse: Unge-nos a cabeça. Ele usou o pronome no singular. Durante todo o dia, o pastor esteve cuidando do rebanho como um todo, mas quando entram no aprisco, ele as examina uma a uma.
Um de meus professores da faculdade nunca conseguia lembrar meu nome. De certa forma, e, por consequência, eu não conseguia vê-lo com simpatia. Jesus disse: “Ele chama pelos nomes as suas próprias ovelhas” (Jo 10:3). Gosto desta passagem. Faz-me sentir importante.
O salmista disse: “O Senhor… sara os de coração quebrantado… conta o numero das estrelas” (Sl. 147:2,3,4). Todo o poder do universo está a minha disposição. O Deus todo-poderoso está todo voltado para mim, para me acudir, me reanimar e me ajudar. Você também pode dizer o mesmo. Você é valioso para Deus. Sinta-se importante, você é.
Charles L. Allen, em “A PSIQUIATRIA DE DEUS”

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Renovação já!


“ELE FORTALECE O CANSADO E DÁ GRANDE VIGOR AO QUE ESTÁ SEM FORÇAS.” Isaías 40.29
Mesmo as pessoas mais fortes se cansam, porém o poder, o amor  e a força de Deus nunca diminuem. Ele nunca está demasiadamente cansado para ouvir, sustentar e ajudar. Sua força é a fonte de nossa força. Quando sentir que toda a sua vida o está esmagando, e não pode dar mais nenhum passo, lembre-se de que pode recorrer a Deus e, através Dele, ter as forças renovadas.
São inúmeras as situações que podem nos levar ao cansaço espiritual, físico e mental. Até mesmo na nossa vida espiritual, podemos nos cansar e ver nossas expectativas frustradas, pelo comportamento de pessoas que estão agindo completamente em desacordo ao que recomenda a Palavra de Deus.
O cansaço é próprio do ser humano. A grande diferença é que nós, pessoas compradas e lavadas pelo sangue de Jesus Cristo, muito embora sujeitas à debilitação do nosso corpo e espírito, podemos nos cansar, sim, mas jamais devemos entregar os “pontos”. A Palavra de Deus nos traz exemplos de tantos homens fiéis ao Senhor, que quando vinha o abatimento, logo buscavam a Deus e suas forças eram refeitas. O apóstolo Paulo se expressou na carta à igreja que estava em Filipo, dizendo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Paulo disse que aprendeu a viver em qualquer situação, tanto a ter abundância, quanto a passar necessidades, pois ele tinha a convicção que o Senhor o fortaleceria.
O Senhor nos compreende perfeitamente quando estamos cansados. Ele espera que descansemos Nele e nos refaçamos em Sua força para voltar à luta. Nunca nos deixemos dominar pelo desânimo, pois DEUS FORTALECE O CANSADO.
Fonte: Devocional Momentos com Deus

sexta-feira, 30 de março de 2012

APRENDENDO A SER PARCEIRO DE DEUS


A maior fonte de poder é o nome de Jesus. Não é a nossa preocupação, nem a nossa ansiedade. Ele disse aos discípulos que eles ainda não haviam pedido nada no nome Dele, mas que deveriam começar a fazê-lo e, assim, receberiam de Deus o que pedissem.Quando caminhamos próximos a Deus e oramos no nome de Jesus, também vemos um grande poder liberado por meio de nós e maravilhosas respostas a nossas orações (Jo 16:24-26). Isso coloca todo o enfoque na Pessoa de Jesus e no que Ele realizou na cruz.
Depois que alcancei maior estabilidade em minha vida de oração passei a não ficar tão desapontada se minhas orações não fossem respondidas de imediato ou exatamente como eu tinha pedido. Confiava que Deus responderia no tempo e como Ele próprio havia escolhidoConcentrava-me na ação de orar em vez de me concentrar nas respostas. Era muito libertador para mim.
Depois de orar, liberte-se das preocupações. Isso não significa que não possa orar sobre a mesma coisa novamente, mas depois que terminar de orar, permita que o assunto seja entregue nas mãos de Deus para que você descanse e fique em paz. Não se preocupe se Deus o ouviu ou se você fez tudo direito. Acredite que o Senhor vai tomar conta disso. Aprenda a ser parceiro de Deus. “Porque,quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele.” (2 Cr 16:9).
Stormie Omartian, em “O PODER DE ORAR JUNTOS”

quarta-feira, 7 de março de 2012

Sem segundas intenções‏


Como é bom ouvir Deus falando através da sua Palavra. Meditando nela ontem a noite, o Senhor me chamou a atenção para a maneira errada de como O buscamos.
A verdade é que, na maioria das vezes, nos achegamos até Ele com segundas intenções. Quantas vezes o procuramos só para receber, pedir, me dá!! Somos fervorosos em oração quando estamos com problemas e como O buscamos com intensidade quando estamos precisando de algo. É impressionante! Nada disto é errado, inclusive é essencial que busquemos a Deus em qualquer situação. Mas, quando é que entraremos na presença de Deus simplesmente para adorá-lo? Quando é que entraremos em Sua presença sozinhos, sem luzes, sem a presença de outras pessoas? Quando O buscaremos simplesmente porque O amamos? Quando é que daremos mais prioridade ao nosso culto individual do que ao coletivo? Até quando O buscaremos não para ser alguém, mas pelo que Ele é?
Precisamos conhecer e buscar mais de Deus. E que essa busca, esse desejo, nos liberte do comodismo e da superficialidade. Oséias 6.3 diz: “Conheçamos o Senhor, esforcemo-nos por conhecê-lo”. Quando caminhamos em direção à profundidade com Deus, o superficial já não nos satisfaz. Podemos nadar em águas mais profundas!
MVC

sexta-feira, 2 de março de 2012

O Jovem Rico


“Sabe qual é o seu problema, filho? - disse Jesus - apenas um: Você não me ama. Em seu coração só há lugar para o dinheiro. Você está disposto a guardar mandamentos, mas não me ama. Não adianta guardar os mandamentos, cumprir normas, obedecer a regulamentos; se você não me ama, nada disso faz sentido e você só continuará com essa horrível sensação, com esse vazio na alma. Vamos fazer uma coisa, você agora vai para casa, tira do coração o amor às coisas deste mundo, coloca-me como o centro de sua vida, então venha e siga-me!”
A Bíblia diz que o jovem, contrariado com esta palavra, retirou-se triste. Que desgraça! Estava mais pronto a guardar mandamentos do que amar o Senhor Jesus. Por quê? Talvez porque é mais fácil aparentar que se é bom do que entregar o coração a Deus.
Trecho do livro “Conhecer Jesus é tudo”, de Alejandro Bullón. Talvez, lendo sobre esta passagem do Jovem rico, você fique pensando: “Ah, eu não tenho riquezas.” Pode ser. Mas, às vezes não precisamos ter riquezas para destronar Jesus do coração.
MVC

quinta-feira, 1 de março de 2012

Detonautas e Lucas 19

Naqueles dias eu estava perdido: a cobrança dos impostos me fazia odiado, mas, a ganância me obrigava a cobrá-los mais e mais. Eu não tinha amigos e até meus familiares se aproximavam de mim apenas para usufruir do meu dinheiro.

Coincidência, destino ou plano de Deus, mas, justamente naquela semana, eu soube que ele passaria por ali. Ouvi falar que Jesus tinha feito maravilhas, tinha curado, libertado e tudo mais, entretanto, o que mais me chamava a atenção nisso tudo, era que ele não fazia acepção de pessoas... Talvez eu tivesse chances. A multidão era grande e eu, pequeno... Subi numa árvore para ver melhor... Um homem de grande cargo na sociedade submetido a isso... Mas, quando eu me soltei, os seus olhos me viram. 

Ele se acomodou em casa e eu sei que muitos acharam isso um absurdo e eu também acharia, se você quer saber. Conversamos e o mais incrível é que eu me sentia extremamente confortável para contar tudo o que eu fazia, pensava ou vivia sem que ele exibisse qualquer tipo de julgamento. Comecei aos poucos a perceber que os momentos da minha vida nos quais me iludi, foram os que me esqueci dele, mas, que quando eu o tinha por perto, eu me sentia muito bem. Justamente, por que ao contrário da sociedade na qual eu estava inserido, ele me fez sentir de novo que eu já não me importava mais: valores de caráter, cuidado, carinho, família, amor, união e respeito com a condição do outro...

Meus olhos procuravam o seu para tentar agradecer de alguma forma... Sei que eu gostaria de dizer algo, mas ainda não sabia o que era...

Essa conversa não foi totalmente fácil. Nem sempre é bom falar do seu erro, masquando eu o invadia de silêncio, ele confortava minha dor com atenção. Me abraçava, chorávamos, sorríamos, brincávamos como crianças. E quando dormi no seu colo, ele me fez sentir de novo o que eu não sentia mais: o amor da minha família. Nessa hora, os agradecimentos que meus olhos e coração procuravam, eu encontrei em uma frase: VOCÊ ME FAZ TÃO BEM!!!!!!

Antes dele ir embora, disse-me algo que ficará marcado pra sempre. Quero compartilhar com vocês, para que compartilhem com outros. Vejo muitas pessoas que infelizmente sofrem com isso: "não tenha medo desse amor. Não faz sentido não mudar...". Olhem só eu: um rico de bens materiais, pobre de espírito, triste e amargurado, hoje, uma pessoa com dinheiro suficiente pra viver e absolutamente feliz. Vale a pena, não é?!

Deus os abençoe,
Zaqueu (Cansado de ter minha vida cantada por Regis Danese)

@BrunaVichi
#comJESUSsempre! - Juventude na Rocha

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reino Inabalável


“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade na terra como no céu.” Lc 1. 2
Existem dois reinos apenas, um é o reino de Deus, outro o reino dos homens. O diabo não tem um reino, ele não tem nada, mas ele reino no reino dos homens. Quando Deus criou Adão Ele deu a terra para Adão, e disse que ele deveria dominar sobre a terra e sobre todos os outros seres que aqui existiam, mas infelizmente adão não conseguiu corresponder ao que Deus confiou a ele, dando legalidade aos demônios para reinar através do pecado. Por isto Jesus veio a terra trazer o reino de Deus, pois o reino dos homens havia fracassado.

"Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça." Romanos 6.16-18

Como é o reino de Deus?
“Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Lucas 11. 2 
Nisto consiste o reino de Deus, quando o reino de Deus é estabelecido em nossas vidas, tudo que é contrario a isto tem que cair por terra, tudo que nos tira a paz, tudo que é injusto, tudo que rouba nossa alegria tem que ter fim.

Como experimentar a plenitude do reino?
Como vimos em Rm 6, para sermos escravos da justiça, para vivermos o reino de Deus precisamos obedecer de coração ao que Deus nos ensina, mas isto nem sempre é fácil, mas o segundo versículo nos da uma chave muito importante, o reino de Deus se cumpre em nossas vidas através do Espírito Santo. Precisamos deixar que ele reine sobre nossas vidas, quando nos sujeitamos ao Espírito santo de Deus nós nos guardamos no amor de Deus e assim experimentaremos a vontade plena de Deus em nossas vidas. Não basta termos o espírito de Deus vivendo em nós, é preciso dar a Ele o trono de nossas vidas, é preciso dar ouvidos a Ele, é preciso buscar agradá-lo.
 “não entristeçais o Espírito com o qual fostes selados para o dia da redenção.” Efésios 4. 30

Se você quer aprender a alegrar ao Espírito santo, leia Ef4 na integra e certamente você saberá como fazer isto e contará com ajuda do Espírito santo, para viver o reino de Deus, o reino inabalável, a vida abundante proposta por Jesus, aqui e eternamente com Ele.